30 de outubro de 2012


O que é mais importante: o processo ou o resultado?
Neste mundo maluco no qual vivemos, tudo é rápido e parece mágico. Apertamos um botão e a luz se acende, tocamos a tela de um celular e acessamos milhares de informações, vemos e conversamos com pessoas que estão do outro lado do Planeta, vamos ao supermercado e adquirimos alimentos gostosos  a preços acessíveis.
Isso nos distância dos processos e nos faz pensar que tudo é rápido e fácil. Além disso, nos torna preguiçosos, nos faz desaprender de que necessitamos nos esforçar para conquistar o que queremos.
A escola é um dos locais onde se nota essa situação claramente. Alunos não querem nada que seja difícil, que exija trabalho e esforço. Querem aulas divertidas onde aprendam brincando.
O desenvolvimento das comunicações e da internet contribuem muito para isso, uma vez que a informação está disponível e dá a sensação de onipotência.
É verdade que se uma pessoa souber e quiser aprender, poderá fazê-lo. No Google você encontra qualquer coisa. Entretanto, é preciso despertar nas crianças e adolescentes o gosto por descobrir e aprender, é preciso mostrar os caminhos e as infinitas possibilidades desta ferramenta.
Nossa escola, felizmente, tem feito esse trabalho. É gratificante perceber que os alunos estão desenvolvendo projetos inovadores como os do último sábado, onde socializaram  suas descobertas sobre  as questões ambientais  com os colegas e professores , através de movie maikes, power points, comerciais, teatro e filmagens. Havia trabalhos tão bons que era difícil acreditar terem sido elaborados por alunos de 11, 12, 13 e 14 anos.
Nesse caso, da produção dos trabalhos sobre o meio ambiente, os estudantes deixaram de ser consumidores para serem os criadores. No caso da filmagem do comercial e nas animações, perceberam que para gravar meio minuto, foram necessárias, às vezes, horas. Perceberam a importância da luz, do som, de passar a mensagem com clareza. Perceberam que não é tão fácil assim, que por trás das aparências há muito trabalho, há inteligência, há equipe, há técnica.
Então, é preciso ousar, é preciso oportunizar, é preciso confiar. Muito aprendemos durante as últimas semanas em todos os aspectos, e isso, embora desestabilize, gera crescimento e aprendizagem.
Também é importante aprender a escutar, aprender a respeitar as pessoas pela sua história, por sua trajetória em prol a uma causa e muito se aprendeu com a palestra do Presidente da AFAPAN, Sr. José Antonio Pancotto.  
Você saberá detalhes sobre o trabalho desenvolvido lendo as diversas seções do nosso Jornal Fique por Dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário