23 de outubro de 2012

SER EDUCADOR É UM GRANDE DESAFIO!
Viver é perigoso, gostoso, difícil, angustiante, entusiasmante! Tudo depende do momento, do grupo, das situações controláveis e incontroláveis que nos afetam.  As circunstâncias nos afetam sempre, mas vão adquirindo maior força à medida que temos maior consciência de nós mesmos e daquilo que nos cerca. Às vezes a percepção é intuitiva, subjetiva, outras, o que nos incomoda é objetivo, claro- mais fácil de ser enfrentado.
Na escola, às vezes, surgem fatos novos, imprevistos, mas que mobilizam e demandam uma imensa energia para serem enfrentados, compreendidos e, às vezes, assimilados.
São fatos complexos, pois os envolvidos são sempre seres humanos e cada ser humano carrega consigo uma bagagem imensa de história, de traumas, de expectativas. Julgar e condenar é o que não podemos fazer, pois estamos numa instituição educadora, pública, onde nosso papel é POTENCIALIZAR o que existe de bom e MINIMIZAR o que é ruim, o que pode prejudicar a sociedade.
É fácil? Talvez antigamente, com menos opções, com maior disciplina social, com mais tempo, fosse mais fácil. Hoje é muito difícil!
Ser educador é um grande desafio! Exige grandeza, compreensão, tolerância, doação, humildade, paciência e muita persistência!  Em momentos de estresse, de desafio, não nos esqueçamos disso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário